30 de setembro de 2008

Ao cuidado do Sr. Tom Tom

Acho que já estava na altura de alguém chamar à atenção do Sr. Tom Tom para algumas coisas que acho que não estão muito bem e que é importante reparar nos aparelhos de GPS que ele vende.

Em primeiro lugar, acho que era importante ensinar os senhores e senhoras que, morando dentro do pequeno aparelho, indicam o caminho que devemos seguir, a falar um português mais correcto: designadamente, a acabar com os pleonasmos "saia na saída" e "entre na entrada".


Em segundo lugar queria apresentar uma reclamação, uma vez que o meu aparelho (com o meu n.º de série 6784647801), no passado fim de semana, em pleno alentejo, a certa altura disse-me: "no fim da estrada, siga em frente!". Felizmente consegui travar e parar a tempo, ficando a exactamente 1,34 cm da porta da casa da D.Alzira!


Em terceiro e último lugar, e porque ainda tenho algumas dúvidas em distinguir os lados, em vez de dizerem "vire à esquerda" sugiro que digam "vire para o lado do condutor".

Obrigado e boa tarde!

26 de setembro de 2008

Expressões Idio(ta)máticas


Hoje gostava de me debruçar sobre a expressão: "Ele vai ver com quantos paus se faz uma canoa".

Ora, esta é uma expressão utilizada para quando uma pessoa quer transmitir um qualquer sentimento de revolta sobre alguém, com um intuito sarcástico-vingativo.

Confesso que não sei - porque não sei - quem terá sido a CABEÇA que inventou esta expressão, mas, pela relevância que o tema assume, proponho-me a tecer um ou dois considerandos sobre este implcável ditâme da língua portuguesa e que, sem razão aparente, tem vindo a passar de geração em geração...

Imaginemos a seguinte situação: Um colega do trabalho lixa-nos a vida e conta ao chefe que fomos nós que metemos aquela argolada que é tema de conversa no escritório há uma semana. Nós, vingativos, franzindo o sobrolho e mordendo o lábio inferior, balbuciamos: "Ele vai ver com quantos paus se faz uma canoa..."
´
E a partir daqui? Quid Juris? Qual o caminho a seguir?

É suposto entrarmos pelo gabinete adentro do colega com um tronco gigante, um objecto cortante, descascar o tronco e fazer uma cavidade grande o suficiente para caber uma pessoa lá dentro, levá-lo para o Tejo e dizer: "Tás a ver ó urso! Agora de quem é que te ris!? Toma lá esta!!!"?!

Ou bastará chegarmos ao pé do ouvido do chibo e sussurrar: "se for grande, basta um", que ele fica logo ali arrematado?

Há expressões que de facto, por mais que tente, não lhes consigo espremer um significado útil...

Para a semana falaremos da expressão "comigo não fazem farinha".

Até lá!

25 de setembro de 2008

Que nem uma "moira"...



Ando cheia de trabalho. Trabalho, mais trabalho, mais trabalho. Quando finalmente não tenho mais nada para fazer o que é que faço? Trabalho!
Ah e depois, mesmo no finzinho quando já está tudo terminado e estou finalmente pronta para fazer o que me apetece o que é que me ponho a fazer? A trabalhar.

A ver se tiro uns diazinhos de férias para adiantar trabalho, que assim não estou a conseguir dar vazão...

15 de setembro de 2008

Obrigadinha pá...


É sempre bom estar no trânsito de manhã e ouvir:

"E agora o trânsito, oferecido por tintas Robbialac!"

Não dava para oferecer nada melhorzinho, não?!

Com amigos destes...

10 de setembro de 2008

O momento da Verdade...


Como boa apreciadora de lixo televiso - que sou! - não pude deixar de visualizar ontem o novo programa dessa grande senhora do mundo do espectáculo, Teresa Guilherme.
O programa chama-se "momento da verdade" e consiste em fazer perguntas a um desgraçado qualquer (também designado como "concorrente") o qual, ligado a um polígrafo, a única coisa que tem que fazer é, pasmem-se... dizer a verdade!

Ora bem, para enxovalhanço total do jovem militar que estreou este verdadeiro pedaço de entertenimento de qualidade, a assistir estava a respectiva mulher, um amigo e o irmão.

O leque de perguntas e respostas era por demais abrangente, mas, numa difícil selecção, transcrevo aqui uns docinhos:

1. - "Já foi para o trabalho bêbado?" (note-se que o jovem era motorista do exército)
- "SIM."

2. - "Já esteve com mais de 15 mulheres desde que é casado com a Márcia?"
- "SIM." (o jovem defendeu-se dizendo que na altura em que isso aconteceu estava num "break" com a Márcia... Sinceramente não sei se isso torna as coisas melhores ou piores...)

3. - "Quando está com outras mulheres, usa preservativo?"
- "Não." (Não gosta, coitado... Ah, e confia nas mulheres com quem está!)

4. - "Acha que o seu irmão (que também é militar) tem capacidades para chegar onde o senhor chegou na sua carreira?"
- "Não". (repito que o senhor concorrente é motorista...)

5. - "Gosta de brincar com a sua filha?"
- "Não." (não é homem de brincar com bonecas... Tendo em consideração a resposta n.º 2, ninguém diria...!)

Gostava de salientar a alegria e orgulho do concorrente cada vez que uma voz do além dizia: "A Resposta é.... Verdadeira."

O senhor em questão, desistiu a meio, não arriscando a responder a mais perguntas, e apenas levou para casa € 25.000,00 porque, e passo a citar, "a família está em primeiro lugar", o que nos faz necessariamente pensar que mais coisas escabrosas teria ele para esconder que não tivesse já revelado ao país em horário nobre!

Resumindo e concluindo: O senhor ficou sem mulher, sem emprego, sem amigos, sem irmão, odiado por Portugal continental e ilhas, mas levou para casa € 25.000,00, só porque é sincero...

Venha o próximo concorrente! Mal posso esperar!

3 de setembro de 2008

Roma...


É com tristeza que comunico que sou daquelas raras pessoas que foi a Roma e não viu o Papa. Parece que estava de férias em Castel Gandolfo...

Primeiro: de que raio é que o Papa tira férias?! Férias de ser Papa?! Está cansado de quê? De servir o Senhor? Será que o Papa tem subsídio de risco por ter que falar da janela na Praça de São Pedro? Aquilo ainda é um 4º andar!... E mete o papel das férias a quem?! A Deus?!

Segundos: Castel Gandolfo?! Que raio de nome para se dar a uma residência de férias papal... Depois admiram-se que haja confusões com personagens do Senhor dos Anéis ou da Guerra das Estrelas...

Enfim... (obrigada anónimo! Agora sim isto ficou engraçado!)

1 de setembro de 2008

Porque é que o disco rígido dos computadores é sempre designado pelo C:??? (confirmem em "o meu computador")

Eu ainda sou do tempo em que ainda havia o A: e o B:, correspondentes respectivamente aos leitores das disquetes grandes( pretas e achatadas) e das outras mais comuns. Mas uma vez que, já há alguns anos, os computadores não lêem disquetes, porque não passa o disco rígido do computador a ser o A e assim sucessivamente? há coisas que não se entendem...

Este texto tem o patrocínio do blog:
"sounerddoscomputadoresegostodefazersexovirtual.blogspot.com"