9 de outubro de 2007

É daltónico?


Sabem aqueles dias em que o despertador toca, ouvimo-lo ao fundo, começamos a sonhar com bombeiros e sirenes, e, quando finalmente percebemos que aquele barulho é real, só pensamos: “Nãaa... Deve ser engano... Ainda só dormi meia hora!” Foi o que eu senti hoje... Meti-me no carro, arrastei-me até ao escritório, e tenho tanto para fazer que só me apetece rir. Mas cá estou! Bonita, elegante, a espalhar charme... Com aquele conjuntinho saia casaco que a minha madrinha me deu pelo Natal de 2004 e que vai buscar aquele azul céu...
Enfim, hoje quero partilhar convosco uma questão, sobre a qual me tenho debruçado, e para a qual não consigo arranjar solução... O Daltonismo. Como é que os daltónicos sabem que são daltónicos?!
Passo a explicar: toda a gente sabe que os daltónicos conseguem ver cores, só não as conseguem distinguir. Isto significa que, aquela pessoa, desde que, aos 4 anos, os pais lhe disseram: “Isto é encarnado!” associou a palavra encarnado a um certo e determinado tom, muito próprio, que aos olhos dela é encarnado e que aos nossos também, apesar de não o vermos da mesma maneira! Isto pode parecer algo confuso, mas o que me faz confusão é que nós apenas conseguiríamos ver que o encarnado dela é diferente do nosso se nos metêssemos nos olhos dessa pessoa, e realmente verificássemos: “Eh láa... Isto é roxo, caraças! Porque é que estás a dizer que é encarnado?” Já pensaram que se calhar todos vemos as coisas de cores diferentes, às quais nos ensinaram a dar o mesmo nome? Aliás, nós nem sabemos que vemos coisas diferentes, porque não vemos o que os outros vêem! No limite, vocês podem ver as árvores a azul e amarelo e continuarem a dar-lhes o nome de castanho e verde!
Resta-me, portanto concluir, até que os senhores cientistas me venham explicar o contrário, que o daltonismo não existe. É psicológico. Algo inventado para pessoas originais que querem chamar a atenção.
Bem, agora que já estou baralhada o suficiente, vou me retirar... Só uma última coisa: Acham que este blog ficava melhor em preto ou está bem a verde?

para quem quiser, fica o teste:
http://www.opticien-lentilles.com/daltonien_beta/novo_teste_daltonismo_portugues.php

13 comentários:

Anónimo disse...

E aquela doença que consiste em trocar o verbo vir com o verbo ver?

Façam o teste em
www.serei.analfabeto.pt

Bruninha disse...

Caro anónimo... Sugiro que procure um especialista... Conheço uma professora primária que com certeza o poderá ajudar. O 1º passo é reconhecer o problema. Não se deixe ir abaixo. Cumps.

LPL disse...

Acho que sou daltónico... confundo constantemente o vermelho com o encarnado!

Acho que preciso de ajuda!

Anónimo disse...

Aprendi duas coisas com este teste: tenho 8% de probabilidade de ser daltónico e que para a comunidade científica onde se lê "recortar" deve ler-se roxo!

sofia disse...

Cara Bruninha,
Eu acho que o meu namorado é daltónico. Ele costuma usar calças roxas juntamente com uma camisa laranja. Sempre achei estranho mas ele teimava em dizer que era o bom gosto!
Será então sinal de que é simplesmente daltónico?
E isso pega-se??????
E já agora....como assim verde?! Este blog não é roxo?!

Grow2Harvest disse...

O senhor Ishihara tem uns testes mto agradáveis. Fazem lembrar obras Kandinsky pré-1910.
Deve realmente ser contagioso, pois o Senhor Marc, depois de viver com o senhor Vasilyi, em Murnau na Baviera, começou a pintar vacas amarelas, encarnados e azuis, cavalos azuis e afins...

Eu concordo com o senhor Marc.
O mundo tem a cor que nós quisermos.

Bruninha disse...

Boa visão das coisas! Gostei!

Anónimo disse...

Sou cego e recente diagnosticaram-me Daltonismo. Estou actualmente desempregado e não tenho namorada.
Será que a descoberta de um medicamento que cure o Daltonismo, me pode ajudar a ter mais sucesso com as mulheres? E com o emprego?
Agradeço uma resposta rápida.

Ana disse...

Se o objectivo deste post era baralhar os seus leitores, entao sim senhora: conseguistes, Bruninha!
Andastes a ler o Platao?

Bruninha disse...

Não... Andei a ler a Nova Gente...

Grow2Harvest disse...

Cara Bruninha,
aqui fica um simulador para acalmares a tua inquietação. Assim poderás ver o mundo como 10% dos homens o vêem!!!

http://michelf.com/projects/sim-daltonism/

Para além de já não ouvirmos tudo o que as mulheres nos dizem, principalmente as nossas, tam bém não vemos o mesmo que as demais pessoas...

enfim. Dizias mesmo que o vosso blog era de que côr?

Bruninha disse...

Espectacular!!! O blog é fuscia!

Ivisson Moraes disse...

Tá aí uma explicação plausível para a nova moda dos emos coloridos... Seriam todos daltônicos?