7 de agosto de 2007

Salvem os nossos meninos!


Qué daquelas brincadeiras de criança que havia no antigamente? Onde está o saudoso saltar do elástico? O jogo das cadeiras? A bota Botilde? A sirumba? O "arrebentábolhaaa!!" Cadê o atirar pedras aos primos e partir cabeças aos putos na escola? Onde está o apanhar de piolho colectivo e a troca de folhinhas queridas?! Os carolos, o "aqui vai alho!"... Lembro-me bem de como fiquei sem este dente da frente enquanto jogava ao guélas e arremataram-me um abafador... É verdade... Bruna acordou nostálgica.. Tudo me passou diante da vista quando vi meu pequeno primo Fábio jogando aqueles jogos modernos que os miúdos agora gostam... Eu avisei ao pai do menino para não lhe dar uma peistaichon - não sei se é assim que se diz...- que até vi uma reportagem na TVI que parece que deixa as crianças sem dentárias... Logo o meu Fábio que já lhe cairam os dentinhos de leite... Faço aqui um apelo a todos os pais deste país! Ponham os vossos filhos nas ruas de Portugal! Deixem-nos sair de casa pela fresca apenas com uma bucha de morcela na mochila e libertem-nos à descoberta! Incumtem-lhes hinos como o da "àrvore das patacas" e obriguem-nos a ver edições dos jogos sem fronteiras (de preferência sem o Eládio Clímaco) e o jogo de La Oca... Só assim os vossos filhos serão verdadeiramente felizes... Como nós um dia fomos... Como diria a minha avó: gato escaldado tanto dá até que fura!...

12 comentários:

Anónimo disse...

E o bate-pé? Quem não nutre sodade pelo bate-pé?

Anónimo disse...

...eu tb coleccionava borrachinhas queridas, tinha cadernetas de cromos, jogava aos países, andava de skate, atirava papel higiénico molhado pela janela, brincava ao macaquinho do chinês, á mamã dá licença, à barra do lenço, futebol humano, ao mata, ao despe, e ao bate-pé, tinha bichinhos da seda, adorava o kit, a missão impossível, os heróis de shaolin, o bel e o sebastião, os onda-choque, os ministars e os queijinhos frescos!

Anónimo disse...

Esqueceram-se do jogo da macaca, aquele dos 8 quadrados desenhados a giz no alcatrão em que se atirava uma pedrinha e saltávamos ao pé-cochinho! Não se lembram?!!!Houve gente da minha geração que ficou manca desde essa altura!!!
E os jogos de cartas em família,normalmente com a primalhada toda(o peixinho, o burro...)? Apanhar girinos nos lagos de água choca? Roubar avelãs das árvores dos vizinhos quando se ia de fds pá quinta?
Bruna, estou contigo!Era mais feliz a jogar ás encondidas do que agora apanhar com certas macacadas!

Bruninha disse...

PP... Nem falei no bate pé pois é um assunto que mexe muito comigo... Mas já que falaste nisso te digo que ainda hoje guardo com saudade emoções irrepetíveis atrás da baliza do camp de futebol no meu colégio... Tinha eu 9 aninhos... E já nessa altura só me queriam pelo meu corpo... A vida tem me dado grandes lições! Onde é que as crianças vão aprender?! ONDE?!

Anónimo disse...

só tu para me pores uma lágrima no canto do olho! ah que saudades dos meus tempos de menina quando o ponto alto do dia era ver o 'Araponga', seguido de sirumba no bairro!

Beijo *

Bruninha disse...

Já agora gostava de agradecer ao Sr. Dr. Paulo Portas por seguir tão de perto o nosso humilde blog... Joca Gôda PP!

Anónimo disse...

E pá não me falem no bate pé. No mô bairro só havia velhas d'oitenta anos que gostavam de beijocar "carinhas larocas" como eu - graças a deus, tirando os dentinhos e o mau hálito, sou uma estampa. Eu sempre tinha ouvido falar no bate pé e umocasião quando as amigas da minha perguntaram ao que é que eu queria jogar eu disse ..."ao bate pé". Nesse dia de Agosto eu perdi a virgindade. As velhas passaram-se da marmeca e eu fui violentado. O pior é cuma delas tinha um strap-on. Fiquei incontinente fecal. Ainda hoje tenho um esfincter mecânico. Por isso crianças não ma falem no bate pé....

Anónimo disse...

Onde se lê "da minha .." deve ler-se "da minha avó"

Anónimo disse...

...sim Bruninha... é possível que o Paulo Portas também seja um PP (Papa Putos)...

LPL disse...

E os nenucos? o que eu gostava de brincar com os nenucos...

Anónimo disse...

E a barbie e o Ken, os pin y pons, o meu pequeno pónei (giro, giro, cor-de-rosa com brilhantes e tranças às cores!)...

Anónimo disse...

A minha mãe é uma cabra, SALVEM AS CABRAS!
By Alice Cabresto

Ora d’maneiras que é assim: tinha eu 6 meses e estava ainda na fase da amamentação, quando a minha mãe mabandonou, a mim e ao meu pai. A modos que o meu pai já não podia mouvir chorar e comprou uma cabra pamamamentar. E prontos, desde essa altura que cada vez que eu vejo uma cabra grito: mãezinha!!! Digamos que a minha mãe é uma Cabra! Por isso digo SALVEM AS CABRAS!