26 de março de 2009

C.U.


Hoje fui tirar o "cartão do cidadão", aquilo que alguns dos mais saudosos ainda conhecem como Cartão Único, ou CU.

O processo foi pacífico e tranquilo. Deixo, no entanto, os seguintes apelos aos senhores responsáveis por este serviço público:

a) Acabem com as câmaras fotográficas in loco. A sério. É que uma coisa é ficar com os olhos tortos no cartão do ginásio, ou da biblioteca... Outra é parecer a Rita (Vesga) Pereira no cartão que, por definição, vai ser o ÚNICO que alguma vez me poderá identificar para todo o sempre.

Deixem lá as pessoas levar as fotozinhas de passe em mão, que podem não ser as melhores mas ao menos já sabemos ao que vamos...

b) Ainda em relação à câmara: Dá para a pôr num sítio com um pouco mais de intimidade? Pelo menos atrás de um biombo ou de um lençolzinho... É que cada fotografia que o senhor me tirava ouvia vozes atrás de mim a rir em surdina e a comentar: "bolas!..." ou "epa!" ou ainda "melhor e estava horrível!"

c) Finalmente não queria deixar de dizer que acho mal passarmos a ter um cartão único. Eu pelo menos, que sou distraída e deixo a carteira em todo o lado, até agora perdia os cartões um a um... Era uma coisa progressiva e que ainda me dava algum trabalho! Ter um cartão único significa que a pessoa só precisa de perder AQUELE para deixar de ser reconhecida perante qualquer autoridade em território nacional. Acho mal.

6 comentários:

Alexandra disse...

Paula Conceição Ávila, estás linda!

Se as fotos foram iguais às do novo passaporte, não haverá criatura no mundo que não pareça ter sido atropelada por um elefante quando estava aflita para ir à casa de banho. (Mostre as orelhas! Tire a franja dos olhos! Sorria mas não mostre os dentes. Você mostrou os dentes!!!)

Estamos condenados a ser hedionhos em qualquer parte do mundo.

Alexandra disse...

"Se as fotos forem"...

Bruninha disse...

Confirmo Alexandra.

Acho mesmo que só a Paula Andreia da Conceição Ávila da sample do cartão ficou bem na mesma...

paddy disse...

Lol isso é medonho.

tiagugrilu disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
tiagugrilu disse...

Ficou bem?

Se ela ficou bem, imagino como deves ter ficado...

- Mas deixa lá, eu estou bem pior no meu BI, de certeza. Tirei a foto às 8h da manhã na photomaton da loja do cidadao. Às vezes olho para o meu BI, assutsto-me e digo "NÃO ME FAÇAS MAL, POR FAVOR!", mas depois vejo que é pequenino e que sou eu, e fico mais calmo.