7 de janeiro de 2008

A nova Lei do Tabaco. Fumadores Passivos: Que futuro?



Passo por aqui apenas para tecer alguns considerandos quanto à aplicação efectiva da nova lei do tabaco.

Acho mal! Então a malta que, por opção, não fuma e que o ponto de rejubilo do dia era o resquício de fuminho que, de quando em vez, agradavelmente inalava do fumador vizinho vê-se agora privada desse gostinho?! Quer dizer, para além de não fumar já nem posso sentir aquelas lufadinhas de ar pesado em que me vim a viciar ao longo de todos estes anos?!

É que reparem: eu sou fumadora passiva há quase 20 anos! Isto um vício não se larga assim! Qual é a minha opção?! Pôr qualquer coisinha pelas costas e vir para a porta do edifício com os fumadores enquanto digo: "Isto hoje está frescote.."?!

Não nos restam alternativas. A menos que criem nos espaços públicos uma zona própria para fumadores passivos, que poderia, porventura, estar ligada à zona de fumadores através de um tubo metálico de onde fosse expelido, a cada 10 minutos, uma lufada de fumo, esta opção legislativa é claramente discriminatória e abusiva dos mais básicos direitos destes cidadãos que, afinal, são uma maioria!

Isto já para não falar no drástico impacto que esta medida terá no meio ambiente. O Governo, sem pensar nas consequências dos seus actos, claramente quebrou o princípio do "Distribuir o mal pelas aldeias". De facto, se em vez de termos os fumadores distribuidos equitativamente pelo território nacional, cada um a fumar seu sítio, estiverem todos concentrados num único spot, tenho para mim que irão contribuir para a formação de novos buracos de ozono (maioritariamente na estratosfera imediatamente posicionada sobre portas de empresas, de discotecas, cafés, etc...). E se todos sabemos que já existe um buraco de ozono, ao qual até já nos afeiçoámos, porque não continuarmos a contribuir para o aumento deste que já existe?

Medida semelhante seria o governo agora decretar que todos os portugueses têm que passar a fazer cócó no mesmo sítio. Já viram as consequências que isto teria?! Em vez de os odores nefastos estarem distribuidos igualmente pelo país, teríamos uma área do tamanho de Trás os Montes e Alto Douro totalmente inutilizada por ser humanamente impossível lá entrar, derivado ao cheiro. É exactamente isto que se passa com a proibição de fumar.

Finalmente queria aqpenas dizer que dada esta concentração de fumos que agora se verifica em certos e determinados sítios, deveriam começar a distribuir aos transeuntes máscaras de oxigénio à porta das empresas e demais spots nocivos. Eu hoje, por exemplo, desmaiei 3 vezes antes de conseguir entrar no edifício do meu escritório.

Fat Props.

Bruna.

5 comentários:

LPL disse...

Eu de leis percebo pouco e de tabaco ainda menos, mas há uma coisa que me tem feito alguma confusão...
os Tractores de Fumo... será que por porem uns tractores nos locais onde é proibido fumar a qualidade do ar vai melhorar? Duvido, especialmente quando o motor tiver a trabalhar!

Da entrada em vigor desta nova lei, resultou, ainda, um novo flagelo: "Jornalistas em Cafés"!
Será que os jornalistas irão visitar todos os cafés de portugal para saberem se o proprietário permite ou não fumar, se o café tem mais ou menos de 100m2, se tem tractores ou não, etc, etc...
Epah... há limites!

Bruninha disse...

Percebeste mal Gigi... São tractores que já não funcionam.. Já foram tractores.. São ex-tractores! Por isso não deitam fumo! Dah!...

Inês disse...

Olha boneca, vais ter que te contentar em inalar o fumo do churrasco dos teus queridos vizinhos brasucas! E já gozas!

Bruninha disse...

Katrina tu não brinques com coisas sérias...

tiagugrilu disse...

Apoio a iniciativa dos locais para fumadores passivos. Tem é que se arranjar um dístico que não seja nem azul nem vermelho. Tipo, um azul-cueca que é para dar a noção de que se fuma, mas sem cigarro na mão. Uma coisa chic, por acaso.