23 de abril de 2009

Gosto tanto...


...daqueles clientes auto-didatas que me aparecem no escritório com o Código debaixo do braço... "Não Dra., mas repare, aqui no artigo 458º, nº2, al.f) diz que pode!".

[Nota: Normalmente este tipo de cidadão só lê a parte dos artigos que lhes interessa e não vê que um pouquinho mais abaixo, essa mesma previsão legal, diz que aquele regime só se aplica, por exemplo, a duendes!]

Se são assim tão espertinhos e se sabem assim tanto porque é que cá vêm?! É para ensinar qualquer coisinha aos que cá andaram 5 anos a lamber papel? O que é que eles estão à espera que eu diga? "Ah, muito obrigada! Nunca tinha visto as coisas por esse prisma! O senhor é uma lufada de ar fresco neste mundo do cinzento jurídico! Ora passe cá um lápis pa eu tomar aqui uma nota. Assim prá próxima já sei!"

Na volta ainda devia ter pago a consulta ao senhor, pelo precioso tempo que ele me dispensou...

Os códigos e as leis em geral deviam ser como os medicamentos sujeitos a receita médica. Só se vendiam a advogados ou, em casos muito especiais, com a autorização destes últimos.

6 comentários:

Alexandra disse...

Ahahahah! Também tens desses?

E os que dizem "Mas Dra., eu vi na net..."?

"Ai viu? Eu também vi um video dúbio que, por sinal, a protagonista era a cara da sua mulher mas não quer dizer que seja ela, pois não?"

E os que retiram fragmentos da net, colam tudo e dizem "Dra., tomei a liberdade e redigi um contrato.", só para pedir desconto na nota de honorários.

São essas pérolas que me dão saudades de trabalhar para as grandes empresas.

ZaniNE disse...

É o que se chama de self-made-lawyer... Eu bem digo que esta profissão não tem futuro? :P

Bjs.

o (grande) autor disse...

Os melhores de todos são os que fazem o oposto do que um gajo lhes diz e depois vêm dizer que perceberam o que queríamos dizer, mas acharam que também dava da maneira que eles pensavam.
"E agora, Dr.?"

tiagugrilu disse...

Eu também vou começar a fazer auto-legislação. Vou à farmácia das leis e encharco-me em artigos e alíneas e depois apareço nos vossos consultórios com ar de quem já engoliu metade do código civil e de quando em vez arroto com cheiro a código penal.

Pode ser?

Pode, pode?

tio zé disse...

e que dizer dos médicos que são uns desgraçados e incompetentes por causa da net... que leva os doentinhos a serem especialistas em tudo, entrando já no gabinete com o diagnóstico e terapeutica debaixo da lingua?

tiagugrilu disse...

É disso e de verem o House...

Agora com licença, que vou ali fazer uma punção lombar, a ver se me passa esta cefaleia.