4 de fevereiro de 2008

Shô Pessoa...


Estou a pensar seriamente em fazer uma compilação dos meus melhores momentos a bordo de um táxi, a sério que estou... Desta vez encontrei um com o qual travei o seguinte diálogo:

- Boa tarde. Olhe, eu queria ir para aquele largo onde está o Fernando Pessoa, na Baixa... (a minha capacidade para decorar nomes de ruas, ruelas, largos, cruzamentos ou qualquer outro tipo de ponto no mapa é, para quem não sabe, extremamente reduzida).
- Ahh.. A menina quer ir para o Largo do Chiado...- Sim, sim! - tudo parecia correr bem... Eu consegui passar a mensagem, ele recebeu-a correctamente... Tudo como esperado! Estava contente!
Eis senão quando, passados cerca de 1.35 seg., apresenta-me esta:
- Ó menina, o Fernando Pessoa fazia o quê? Era o quê ele?...
Com medo que fosse uma pergunta com rasteira, e após ponderar pedir a ajuda do público, respondi, a medo:
- Escritor?...
O homem rejubilou! Como se lhe tivesse tirado um peso de cima que ele carregava há anos! E, embriagado pela alegria (ou pelo abafadinho do almoço, ainda não sei) diz-me:
- Sabe que eu ando na praça há 40 anos, e lembro-me perfeitamente de ver o Shô Pessoa aí a passear na Baixa... Sempre com o seu chapéu, os óculos - isto enquanto punha os dedos em forma de aro à volta dos olhos, esquecendo que tinha uma coisa chamada "volante" nas mãos - um andar de diplomata... Olhe menina, era um folião!

Eu, obviamente, tendo em consideração que o senhor andava há 40 anos na praça (o que dá por volta dos 1960) e que o Shô Pessoa morreu em 1935, limitei-me a soltar um "Que engraçado, ele há com cada uma..." enquanto visualizava o miúdo do 6º sentido a dizer: "I see dead people!..."

É que eu até podia tentar explicar, mas assim ia tirar esta experiência inolvidável a um outro passageiro e achei que não era justo...

5 comentários:

LPL disse...

se calhar o taxista anda na praça há 80 anos e enganou-se, ou foste tu que percebeste mal!

Ou isso, ou ele estava a fazer confusão com o outra "Pessoa"!

Bruninha disse...

Quer dizer... eu conto esta situação lindíssima que me aconteceu, e tu dizes que eu percebi mal!... Por amor de deus... é que esse cometário da "outra pessoa" e n sei quê até tem piada, mas!...

tiagugrilu disse...

Woooooooo-Owww-waaaa-iiiih!!!! - Este é o meu grito de respeito pela sempiterna sabedoria dos nossos taxistas.

Diz-me por favor onde é qua apanhaste o táxi e como é que era mas ou menos o carro (eu sei que era um mercedes... quero detalhes). Então tu não puxas pelo homem? Ele diz-te que vê mortos e tu não perguntas mais nada?

Tipo: olhe, menina eu há 20 e tal anos levei o Bocage desde Alcântara até ao Nicola.

E tu... tudo bem...

Mas pronto...:
GRANDE POST!!!

Anónimo disse...

sem dúvida que andar de taxi é realmente uma aventura, coneço 3 bons exemplos de locais completamente díspares ( mais ou menos)

lisboa - taxi leva-nos ao bairro alto e passado cerca de 5 horas voltamos a apanhar o mesmo - dentro do taxi fica a sensaçao de que " eu ja vi este gajo em qualquer lado..." quando nos apercebemos acabamos a noite nao sei onde a matar uns finos - com o sr taxista que depois de uuns 5 ainda nos foi levar ao destino...

porto - entrar num taxi de madrugada, com o maior sr taxista que já vi em toda a minha vida a cantar - alto e em bom som - THE SHOW MUST GO ON - durante toda a viagem...

santa margarida - o sr lopes faz viagem a preço decicico na hora e há sempre paragem no tio luís para "aquecer a garganta que está muito frio" (entenda-se inverno ou pleno verão)...

enfim...

tiagugrilu disse...

Santa Margarida? Isso é perto de Abrantes, onde eu morava. Algo me diz que este/a M. foi à tropa ali pr'aqueles lados...