15 de novembro de 2007

Porquê o Papier Maché?...


Pedindo desde já desculpa aos nossos numerosos fãs pelo facto de o D'Maneiras andar um pouco "paradote", quero compensá-los e falar de um tema realmente interessante e entusiasmante. Aposto que já adivinharam do que se trata! Sim! Hoje vou falar-vos de "papier maché"!
Sendo este assumidamente um blog de humor, penso que não haverá muito mais a dizer para que este post tenha graça. De facto, só a evocação das palavras "papier maché" chega para uma pessoa começar o dia mais bem disposta! É o efeito semelhante a dizer "Cláudio Ramos", sem mais nada... Diz-se, e, interiormente, esboçamos um sorriso...
Descortinando o tema, aquilo que me intriga é: Quem é que, nos dias de hoje, em que já temos acesso facilitado à internet, todo um sem número de canais de televisão, livros da Cristina Caras Lindas, programas como "As pistas da Blue", magusto gratuito no Terreiro do Paço, QUEM é que se dedica a uma técnica que, em bom português, significa "papel mascado"?! E para quê?! Qual o objectivo?! Para fazer pequenos cinzeiros, caras de bonecos sem utilidade reconhecida, caixinhas das quais não há registo de que venham efectivamente a ser utilizadas...
Se me disserem que ´"ah, porque estou acamado num hospital, só mexo as mãozinhas e nunca aprendi a ler"... Aí sim! Eu percebo! E para esses aqui deixo a respectiva receita e um caloroso bem haja!

Meio balde de papel picado;
Água;
Bacia e balde;
Peneira ou escorredor;
Liquidificador ou pilão;
200 g de cola branca;
2 e meia colheres de sopa de gesso de secagem lenta;
1 colher de sopa de gesso comum;
2 colheres de sopa de farinha de trigo;
1 tampa de vinagre.

A vossa, Bruninha.

8 comentários:

LPL disse...

hummm... cinzeiros de papier marché? isso não é um bocado perigoso... o papier marché não é inflamável?

Confesso que desconhecia esta realidade. Antes de ler o post ainda pensei que te fosses referir a uma papelaria instalada no inter marché, ou euro marché. Podia ser a papelaria dos mosqueteiros!

Acho que logo vou experimentar... e à primeira vista, parece que só me falta o pilão!

tiagugrilu disse...

Olha lá ó Bruninha, não vale insultar... Eu sou um papier marchant desde tenra idade e posso-te assegurar de que a minha torre eiffel é das melhores peças de papel mascado que podes ver em Portugal. Entrou para o Guinness como o record da peça mais pesada de papier marché feito com saliva (à antiga): (8 quilinhos e trezentas - ah pois é, bébé!!!)

Ana disse...

finalmente um post! ja nao me ria vai para uma semana.
isto é giro... para quem precisa de um espantalho no jardim é giro. Vou começar a papier machar.
ja agora, algum fa deste estaminé ja vos disse que a cueca do michael night a saltar-nos aos olhos de cada vez que lemos um post é um bocadito incomodativo? coisa pouca, mas chateia. eu nao digo para se livrarem do senhor, mas...quiça po-lo la mais para baixo na pagina, seria simpatico.
Esta vossa fa,
Ana

Bruninha disse...

Ana, lamento informar mas o Homem que Sai das Suas próprias Cuecas NÃO VAI A LADO NENHUM! É parte integrante deste blog e se te incomoda tapa-o com a mão direita no ecrã enquanto lês os posts.

Tiagu, não te sabia em débil condição física em um qualquer hospital do país. Força aí.

Cumps.

Inês disse...

Papel machê (palavra originada do francês papier mâché, que significa papel picado, amassado e esmagado) é uma massa feita com papel picado embebido na água, coado e depois misturado com cola e gesso. Com esta massa é possível moldar objetos em diferentes formatos, utilitários ou decorativos.

A massa deve ser usada no máximo de um dia para outro mas, guardada em um pote plástico na geladeira, ela pode ser conservada por meses.

LOLOLOLOL... afinal tu também vais lá!!!

tiagugrilu disse...

Já me deram alta. Estou melhorzinho, graças a Nossa Senhora da Nazaré e às minhas santinhas todas.

Errata: onde se lê Marchant, leia-se Machant ; e em Marché, Maché... A culpa foi do Gigi e do Intermarché.

Bruninha disse...

Sempre o Gigi...
Katrina, QUEM NÃO VAI?!?!

Inês disse...

xô!